Segundo Concerto didático da série Violino no Choro,com Felipe Karam Quarteto é nesta sexta-feira (09/04)

08/04/2021

Evento virtual e gratuito integra o projeto Violino no Choro, que visa à formação em música popular brasileira para jovens instrumentistas

A cada edição, o público apreciador da música brasileira de qualidade pode conhecer temas novos e variados do extenso repertório do violinista e compositor Felipe Karam. Nesta sexta-feira, 09 de abril, às 19h, ocorre o segundo concerto didático do projeto Violino no Choro - Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira.

Temas variados do repertório nacional e músicas autorais de origem brasileira compõem o Concerto Didático “Vê se Gostas”, marcando o encerramento da segunda etapa do projeto Violino no Choro, que previu oficinas e masterclasses para instrumentistas residentes em Montenegro e região. O concerto didático, no entanto, estará acessível para todos os interessados, dentro e fora do Brasil. A transmissão, “ao vivo” é pelas plataformas digitais do artista (Facebook e Youtube) e da Fundarte (Facebook e YouTube). A gravação será realizada no Teatro Therezinha Petry Cardona, prédio da Fundarte (Rua Capitão Porfírio, 2141, Centro), Montenegro-RS).

Formado por Felipe Karam ao violino de cinco cordas, Max Garcia ao violão, Miguel Tejera nos baixos e Dani Vargas na bateria, o quarteto instrumental irá apresentar um clássico do cancioneiro brasileira, Doralice, de autoria de Dorival Caymmi e Antonio de Almeida, além de músicas autorais inéditas e de origem brasileira, como Água de Santo, Juli Sá, Um Choro meio m, Baião de 3, Vai lá!, Obatecum, todas de autoria do violinista. Esta proposta consiste em apresentar o trabalho musical mais recente do violinista e compositor Felipe Karam, que, segundo ele, “consolida uma busca de maturidade, dentro da música popular improvisada e com a inserção do violino”.

O Concerto Didático “Vê se Gostas” irá oferecer orientações musicais e peculiaridades sobre a identidade musical brasileira, sua história e diversidade rítmica. O título "Vê Se Gostas" faz referência a um choro brasileiro de Waldir Azevedo e propõe-se a celebrar a primeira edição da oficina e dos masterclasses , que se realizarão no período de 12 a 15 de abril, atendendo, preferencialmente, jovens instrumentistas de Montenegro e região, mas que atinge participantes de outros estados brasileiros.

Sobre Felipe Karam
O músico e compositor Felipe Karam, violinista de cinco cordas, tem mestrado pela City University London (Londres-UK), e profunda pesquisa e experiência na linguagem do choro e do jazz. Sua trajetória ficou marcada pela constante busca e descoberta de uma nova forma de tocar, ou “soar”, com propriedade, dentro de estilos musicais populares, pelos quais sempre se identificou, ao violino, embora para isso tenha precisado mudar de país, e até reinventar-se no seu estudo musical e de instrumento. 

Sobre o projeto
O projeto de circulação e de educação musical, Violino no Choro - Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira, coordenado pelo violinista e compositor Felipe Karam, consiste de oficinas, masterclasses e concertos didáticos de cunho popular e tem como objetivo fomentar e difundir o estudo dos gêneros e ritmos do Brasil. Pretende, ainda, desmistificar os instrumentos orquestrais, como o violino, do ambiente exclusivo da música de concerto. Estão previstos, ainda, mais três edições do Concerto Didático, sempre com repertório atualizado. Violino no Choro tem o financiamento da Lei Aldir Blanc.


SERVIÇO:
Concerto Didático “Vê se Gostas”: dia 09 de abril, sexta-feira, às 19h:  Transmissão, “ao vivo” pelas plataformas digitais do artista (Facebook e Youtube) e da Fundarte (Facebook e YouTube). A gravação será realizada no Teatro Therezinha Petry Cardona, prédio da Fundarte (Rua Capitão Porfírio, 2141, Centro), Montenegro-RS).

Projeto Violino no Choro - Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira

Projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.
Financiamento: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e SEDAC. (Lei nº 14.017/2020/Lei Aldir Blanc)

Apoiadores: UFRGS (Salão de Atos e Prorext), FUNDARTE Montenegro, SESC Caxias do Sul, SECULT (Novo Hamburgo), Orquestra Villa Lobos e Orquestra Marcopollo.

▪ Site Oficial: www.violinonochoro.com.br
▪ Facebook Page: https://www.facebook.com/felipekaramviolinopopular/
▪ Instagram: https://www.instagram.com/violinonochoro/
▪ Youtube: https://www.youtube.com/user/felipe0987

▪ Vídeoclip: https://youtu.be/SIceuiw3f-k

Vídeo sobre o projeto: https://youtu.be/3otAhuiSc90


FICHA TÉCNICA
Produção: Juliette Sabrina Bavaresco | Músico Principal: Felipe Karam | Audiovisual: Reverber Produtora | Projeto Gráfico/Gestão de Redes: Mônica Kern | Assessoria de Imprensa e Mentoria: Silvia Abreu | Desenvolvedor do Site: Felipe Janicsek | Acessibilidade: Mil Palavras | Vídeo Imersivo: MOOSICA360 | Técnico de Som: Alexandre Scherer |Transmissão ao Vivo/ Luz: Marca Produções | Contabilidade: Cestacorp


Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)
Fones: 51 | 9-8632.0145 | 07/04/2021

Patrocinadores